Vai me dizer que na sua não tem? Nos almoços de domingo geralmente tudo acontece. O motivo? Geralmente por causa de um brinquedo jogado na sala, uma criança que passou correndo pelo corredor, uma palavra a mais, uma palavra a menos. TPM nas mulheres, cervejinha para os homens.
E de repente, assim, sem mais nem menos, aquela confraternização vira um terremoto. A casa treme. Um grita daqui, o outro dali. As crianças se escondem em qualquer lugar. Umas choram, outras entram na discussão.
No final, aquilo que era para acabar bem, acaba muito mal. Todos se vão, tristes e magoados. Ao chegar a casa, pensam sobre o que fizeram e principalmente sobre o que falaram e escutaram. Todos saem feridos e machucados e refletem sobre como tudo poderia ter sido diferente. Arrependem-se do que falaram e lamentam a proporção que a briga tomou.
Eu já disse aqui no blog que “A família é o berço de tudo”. E se acreditamos mesmo nisso, sabemos que “lá em casa” também é lugar de lavar roupa suja. Faz parte. Ainda mais com a vida que levamos, com todos os problemas e com todos “os sapos que engolimos” todos os dias.
Minha mãe diz que muitas vezes o filho agride a mãe porque sabe que sempre haverá perdão. E nós mães, sabemos bem disso. Esse nosso amor universal e incondicional pelos filhos não nos permite guardar mágoas. Ainda que as palavras sejam duras, lá no fundo, conseguimos esquecer e perdoar.
Às vezes é preciso sim colocar os pingos nos “is”. Dar o braço a torcer, ainda que você tenha razão, também faz parte. O melhor é deixar as palavras se perderem no tempo e permitir que o amor fale mais alto.
É isso aí. Domingão tem mais um almoço lá em casa!
Pra se divertir um pouco, aí vai uma música clássica do Titãs…quem não se lembra?
Vanessa, brigas de família são tão únicas e tão globalizadas, tão dolorosas e tão engraçadas (depois…) mas o bom, e aí vem meu lado Poliana, é q não são eternas.., brigas no almoço de domingo, acontecem no afã da ansiedade que te contagia por estar tão próximo daquele q te conhece tanto, do medo da repreensão e da felicidade da convenção com aquilo q vc pensa!! Brigas de família só acontecem entre aqueles q se amam e que sabem que durante a semana, ou na próxima meia hora, ou ainda no próximo almoço de família, terão a oportunidade de serem eles mesmos e de abraçar ou de beijar, ou xingar mais um pouco a pessoa amada…. Família eeee família aaaaah FAMÍLIA!!!
Concordo, Andrea, é isso mesmo que acontece. Adorei seu comentário! Beijão!