Problemas com viagens? Veja como solucioná-los!

Quando falamos em viagem logo pensamos em férias, diversão, descanso, cultura, felicidade, etc. No entanto, é comum ocorrerem imprevistos, seja por causas naturais ou não.

Não devemos estragar nossos dias de férias tão sonhadas ou aquele momento em família tão especial. É possível resolver um problema sem prejudicar a viagem.

Inúmeras situações podem ocorrer durante uma viagem: atraso no voo, mudança de horários, “overbooking”, ausência de reserva de hotel, cancelamento de passeio, cobrança indevida, propaganda enganosa, mal atendimento, etc.

Enquanto estamos na viagem ou prestes a iniciá-la os recursos são poucos, mas o diálogo e a intenção conciliatória sempre podem ajudar.

Entendemos que o nervosismo e o cansaço para uma solução podem agravar situações e é comum que os consumidores ajuízem um processo judicial com o objetivo de ressarcimento de um dano moral ou material.

Por outro lado, é possível consertar a situação de forma mais rápida e simplificada através da mediação. Essa ferramenta pode ser usada em praticamente todos os tipos de conflitos e tem ótimos resultados naqueles que envolvem consumidores. Afinal, qual é o seu objetivo? Passar anos aguardando decisões e recursos ou, de fato, resolver a questão o quanto antes?

As partes envolvidas podem decidir em comum acordo a melhor solução para a questão e restabelecer a relação de confiança. Desta forma, além de um conflito a menos, as pessoas continuarão comprando e vendendo serviços umas das outras.

Cada vez mais a mediação ganha espaço no cenário jurídico devido à sua eficácia, rapidez e economia. Por fim, o acordo firmado entre as partes terá força de sentença, ou seja, é garantida a segurança jurídica de todos os envolvidos e de tudo que foi acordado.

Marina Lettière 

Advogada e mediadora de conflitos. Durante muitos anos atuou na área trabalhista e familiar. Há 10 anos é mediadora, já atuou no Tribunal Regional Federal de SP, e há 7 anos é mediadora no CEJUSC do Tribunal de Justiça de Santo Amaro – São Paulo, e é sócia da MARC Mediação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Add to cart
AN