Hoje pela manhã, sem querer, eu e minhas filhas iniciamos – a pedido delas – um importante exercício. Tudo começou com a brincadeira de apontar os defeitos e as qualidades de cada uma.
Não é fácil receber críticas. Ninguém gosta de ouvir as verdades.
As meninas colocaram pra fora as suas insatisfações em relação a mim. Giovanna, minha filha menor, disse-me que um dos meus defeitos era a sinceridade: -Mãe, às vezes você magoa!
Rafaela, minha pré-adolescente, reclamou da minha braveza.
Eu, como mãe, apontei coisas básicas que crianças da idade delas costumam fazer, como desobediência, desordem e outros pequenos deslizes que ainda podem ser corrigidos.
Confesso que não foi uma conversa fácil. Reconhecer nossos próprios erros é difícil. Os elogios amenizaram um pouco a nossa avaliação pessoal.
A tal “brincadeira” mexeu com os nossos sentimentos por que, queira ou não, aceitamos as críticas e prometemos, mutuamente, mudanças e melhoras. Se vamos conseguir, só o tempo poderá nos dizer.
Nosso café da manhã de hoje foi regado à lágrimas, beijos e abraços coletivos.
É…o amor às vezes dói. Em nome desses nossos desafios, seguimos em frente na certeza de que estamos aqui para nos superar a cada dia.
Que bom que ainda temos tempo para aprender.
Que lindo isso, fiquei emocionada!
Beijos para as tres!
Muito bom Van e importante para as trës se entenderem e se respeitarem.
Van,parece que eu estava participando dessa reunião e posso ver o jeitinho da Gio e da Rafa falando…vcs são mtos queridas! Vizinha babona… Rsrs! Smack!