“Empoderada” do lar: definindo lugares nos relacionamentos e na organização!

Em outubro, eu e a psicóloga sistêmica, Silvia Morais de Faria, realizamos uma live em que abordamos a organização também sob a ótica da casa e das relações. Muito interessante o conhecimento trazido pela Silvia, de que na relação, segundo a teoria da constelação familiar, existe uma ORDEM a ser respeitada: dos ancestrais para os descentes e do irmão mais velho para o irmão mais novo.

No seio familiar, esse lugar é definido de uma forma natural e somente quando o indivíduo conhece e respeita a ordem do seu lugar, é que ele encontrará a sua FORÇA, segundo a explicação da Silvia. O filho não deve se colocar no papel de pai, ou do irmão mais velho. Uma vez não respeitada essa ordem, a desordem se estabelece e se manifestará por meio dos indesejados CONFLITOS.

No que se refere ao relacionamento marido e mulher, não estamos diante de uma ordem, como explicado pela Silvia, mas sim de equilíbrio, outro tema a ser abordado em breve. Resumidamente, podemos dizer que um cônjuge jamais deve exercer o papel de pai/mãe do outro cônjuge, muito menos o de filho/filha.

Assim o melhor a se fazer é seguir o velho ditado: “ADO, ADO, ADO… CADA UM NO SEU QUADRADO!!!!”, como bem lembrado foi pela nossa querida Vanessa Palazzi, em comentário durante a exposição do assunto na live.

Perceba então, até no âmbito dos relacionamentos familiares, seguir uma ordem é empoderamento para que essas RELAÇÕES SEJAM SAUDÁVEIS. Da mesma forma, no âmbito da organização pessoal e residencial, o exercício da profissão de Personal Organizer, permite-me afirmar que respeitar a ORDEM NA CASA promove um empoderamento de se viver num ambiente saudável para todos que nele residem.

Empodere-se: Um lugar para cada coisa! Cada coisa em seu lugar!

Muito parecido com o assunto da ordem nos relacionamentos familiares, encontramos um comando para a DEFINIÇÃO DOS LUGARES PARA AS COISAS, que é fundamental para qualquer método de uma organização profissional e que diz “UM LUGAR PARA CADA COISA! CADA COISA EM SEU LUGAR!”

Não definir os lugares das coisas refletirá em desordem e com ela ocorrerá aquela perda de tempo em que você vai ficar procurando alguma coisa importante, causando, inclusive, desgaste no seu emocional (ansiedade, frustração, depressão, irritabilidade, entre outros).

Quando você vai ao shopping, já pensou como seria se não houvesse uma delimitação e demarcação na vaga? Como seria a configuração desse estacionamento, com cada motorista parando seu veículo aonde bem entendesse? Como é que você iria voltar para o lugar que estacionou o seu veículo e encontrá-lo?

Definir lugares é criar “vagas”, ou “casinhas”, que irão abrigar cada item que você tem. Podemos comparar com o endereço que você mora, em que é nele que você é encontrada para receber as visitas e suas encomendas.

Por isso, se os seus pertences estão nos seus lugares, você os encontra fácil e pode DESFRUTAR DA PAZ que a ordem emana.

Assim sendo, para organizar nossos pertences, definimos uma gaveta de guardar camiseta de manga curta e outra de manga longa. Ou até numa mesma gaveta, definimos ter o lugar delimitado para objetos diferentes, mas que se entende importante aglutinar.

Siga o comando “UM LUGAR PARA CADA COISA! CADA COISA EM SEU LUGAR!“ e você se sentirá EMPODERADA ao desfrutar do seu tempo para as tarefas que lhe são importantes, num ambiente de conforto e tranquilidade, o que certamente lhe renderá maior produtividade.

É importante também avaliar que uma vez DEFINIDO OS LUGARES, o comando “UM LUGAR PARA CADA COISA! CADA COISA EM SEU LUGAR!“ determina que cada objeto esteja na sua “casinha”! Isso significa que ao se deparar com OBJETOS FORA DO LUGAR, você deverá levá-los aos seus lugares, aplicando aqui também uma versão adaptada da já citada frase: “ADO, ADO, ADO, CADA OBJETO JÁ PARA O SEU QUADRADO!”.

Desempenhando o papel de acordo com o seu devido lugar nos relacionamentos familiares e estando com os lugares das coisas definidos, bem como estando com as coisas nos seus devidos lugares, garantido que você irá se sentir a Bela, Recatada e EMPODERADA DO LAR.

Se você gostou do assunto e quer saber um pouco mais, confira a gravação da live que fiz com a Silvia e que está no feed do meu Instagram (@andreiabassoorganizer).

Um abraço e uma boa organização!!!

Andreia Basso – Profissional de Organização e Produtividade

Celular – (11) 98107- 4050
Facebook e Instagram – @andreiabassoorganizer

Ensina organização em aulas presenciais e on-line, também atua em projetos de organização residencial, comercial e mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Add to cart
AN