Nevoeiro cerebral: o sintoma menos conhecido da menopausa

Mulheres que chegam à idade da transição para a menopausa podem sentir diversos sintomas, sendo a irregularidade das menstruações e os calorões (ou fogachos) os mais conhecidos.

Entretanto, a “síndrome do climatério” (nome técnico para os sintomas da menopausa) inclui um espectro de diversas outras manifestações como insônia, ganho de peso, irritabilidade ou sintomas depressivos, cansaço excessivo, perda da libido, ressecamento na pele, dores articulares. E também os chamados “brain fogs” (traduzido como “nevoeiros cerebrais”), que é um dos sintomas menos conhecidos e identificados. Podem ser mais brandos ou mais intensos, mas estarão presentes para a maioria das mulheres nessa fase.

Trata-se de um conjunto de sintomas que inclui: dificuldade de lembrar palavras ou números, esquecimentos na vida cotidiana, problemas de concentração (distrações, perder a linha de raciocínio), dificuldade em alternar entre tarefas, esquecer a razão para fazer algo (exemplo: o que mesmo vim fazer na cozinha?!).

Diversos estudos já comprovaram que a memória das mulheres de fato se altera na menopausa, e tais queixas são reais. Não se conhece exatamente a causa, mas provavelmente a oscilação hormonal desse período seja o principal motivo. Além de que, muitas mulheres passam a ter dificuldades com o sono e alterações do humor, o que também pode afetar direta e indiretamente a memória.

É natural que as mulheres se preocupem com a possibilidade destas questões de memória serem um sintoma precoce de piora cognitiva, como da temida doença de Alzheimer. Entretanto, estas questões são muito comuns na época de transição e nos primeiros anos da menopausa, e normalmente melhoram com o tempo. Todas as mulheres que passam pela menopausa podem ter sintomas assim, mas a grande maioria delas não desenvolverão a doença de Alzheimer.

A terapêutica hormonal da menopausa (antes chamada de reposição hormonal), além de ser a forma mais eficaz de tratar os sintomas da menopausa e melhorar a qualidade de vida das mulheres dessa idade, também já foi comprovada como capaz de reduzir as chances de desenvolver a doença de Alzheimer.

Por fim, é importante lembrar que os bons hábitos de vida (alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, sono adequado e controle dos níveis de stress) também favorecem a memória e são os principais aliados do envelhecimento saudável!

Por Dr. Igor Padovesi

Ginecologista formado e pós-graduado pela USP, médico do Hospital Albert Einstein, membro da North American Menopause Society (NAMS) e da International Menopause Society (IMS), e criador do projeto Menopausa Com Ciência.

 Site: igorpadovesi.com.br / menopausacomciencia.com.br

Instagram: @dr.igorpadovesi / @menopausacomciencia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Add to cart
AN