Uma das coisas que mais falam sobre as mulheres, sem dúvidas, é sobre a capacidade de serem multitarefas. Porém, é importante considerar o quanto isso não dá uma carta livre para que nós façamos toda e qualquer ação de uma vez só, e fiquemos sobrecarregadas.
Muito pelo contrário, essa crença, na verdade, faz com que a gente se pressione cada vez mais a dar conta do máximo de coisas possíveis. É como se tentássemos segurar vários pratos de uma só vez, como um equilibrista.
Até mesmo porque, fazermos várias ações não torna esse cenário como o ideal.
Segundo um teste da Universidade de Bergen (Noruega), publicado pela Harvard Business Review, o cérebro feminino não é mais eficiente do que o masculino para fazer várias coisas ao mesmo tempo. Na verdade, o estudo aponta que o cérebro humano não tem tal capacidade – independentemente do gênero.
Ou seja, ninguém tem capacidade de praticar mil ações ao mesmo tempo. E agir como multitarefa causa problemas, como:
1 – Sobrecarga
Se ninguém tem a real capacidade de exercer muitas funções ao mesmo tempo, então ao tentar fazer isso a mulher fica sobrecarregada.
2 – Erros
Uma vez que distrações geram falhas, ao fazer várias coisas ao mesmo tempo, a mente é dividida entre as diferentes atividades, então, é natural que os erros se multipliquem.
3 – Saúde mental
Com o fato de a sociedade cobrar tanto que a mulher seja multitarefa, tentar exercer isso pode gerar prejuízo à saúde mental, como ansiedade e depressão.
Como você se sente sobre esse tópico? Vamos conversar sobre o assunto? Comente!