Por Roseli Rossi
A flacidez é temida em qualquer idade, mas próximo e após os 40 anos a tendência de aumentar pelo próprio processo de envelhecimento é maior.
Na verdade, este processo de envelhecimento começa aos 30 anos, mas a cada década ele se acentua e com isto nossas estruturas, também sofrem o desgaste do tempo.
A pele, já não fica tão sedosa e elástica, começa a ocorrer manchas, rugas e a temida flacidez.
Os músculos também tendem a diminuir e a gordura a aumentar!
Os cabelos ficam mais finos e caem com mais facilidade, sem contar com os fios brancos que começam a aparecer.
Internamente, também começa a ocorrer o envelhecimento dos nossos orgãos, como fígado, coração, rins, pâncreas, etc. assim consequentemente a função desempenhada por cada um.
O envelhecimento é um processo natural, a todo momento nossas células nascem e morrem, só que á partir de uma certa idade elas mais morrem do que nascem e desta maneira ocorre este processo.
Mas uma boa notícia!! Podemos retardar este processo através de condutas importantes no nosso estilo de vida! Ter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos e cuidar da alma freia este processo.
A flacidez esta relacionada também com o “efeito sanfona”, ou seja, quando a pessoa ganha ou perde peso com muita frequência. Com o tempo, a nossa produção de colágeno, a proteína que dá sustentação à pele, diminui naturalmente, além disto, a má alimentação, o sedentarismo, o excesso de exposição ao sol e o fumo, além de favorecerem a flacidez, que pode ser cutânea ou muscular.
Os alimentos piores para a flacidez:
1 – Carboidratos refinados;
2 – Gorduras saturadas e trans;
3 – Excesso de sal;
4 – Alimentos processados e embutidos;
5 – Alimentos industrializados.
Os alimentos melhores para combater a flacidez:
- Alimentos antioxidantes, como vegetais de cor verde, frutas cítricas e sementes, ajudam a combater os radicais livres e ainda a fazer uma limpeza no organismo, tirando suas toxinas. As frutas vermelhas, por exemplo, têm poderosa ação antioxidante.
- Proteínas em quantidades e qualidades adequadas, como carne, peixes e frango, feijões, quinoa, iogurte, que fornecem aminoácidos ao organismo, essenciais para a formação dos músculos, deixando tudo durinho.
- Evite as gorduras saturadas e foque nas mono e poli-insaturadas, as famosas gorduras do bem. Sementes e castanhas, azeite de oliva, óleo de coco.
- Consuma alimentos que contêm nutrientes que ajudam na formação de colágeno. A aveia é fonte de silício, fundamental para a produção dessa proteína. Goiaba, acerola, laranja, morango são alimentos ricos em vitamina C. Já as castanhas, amendoim, nozes e sementes são fonte de zinco, outro nutriente requisitado para a produção do colágeno também.
- A hidratação é fundamental, para eliminar as toxinas, evitar inchaços, e levar todos estes nutrientes até as células.
Desta maneira você chegará aos 50, 60, 70 anos na sua melhor forma física e mental!
Roseli Rossi é colunista do Mulheres de Quarenta. Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.
Eu tenho 60 anos alguma dica para essa idade?