Evite gafes nas festas de fim de ano

festa-nata-etiqueta

Mais uma vez a nossa querida consultora de imagem e comportamento Lilian Riskalla veio nos dar a sua contribuição para o Mulheres de Quarenta. Como estamos perto das festas de fim de ano, nada melhor do que falar sobre etiqueta nesse clima de Natal. Que tal? (Rimou! rs)

“Natal e Ano Novo estão chegando e nessa época se intensificam os almoços, jantares com amigos e familiares.  Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas quanto ao comportamento para evitar algumas gafes.

Quando você é a convidada…

Presentes

É gentil levar presentes para as pessoas que você conhece e tem mais intimidade, mas não existe uma obrigação de levar presentes para todo mundo, como a namorada do seu primo, a sogra do seu irmão e assim por diante. Você não precisa comprar presentes caríssimos: use o bom senso, o bom gosto e a sua criatividade.

Nas refeições

Na mesa, sente-se ereta na cadeira. Nada de despencar na cadeira. Não se precipite e nem sente em qualquer lugar. Quando a dona da casa chamar para sala de jantar, espere que ela indique seu lugar. Se for um jantar sentado, não se debruce sobre o prato que vai comer. Ao contrário, fique atenta: não reclame da comida em hipótese nenhuma, mesmo que não goste do prato.

Peça para servirem pouco e coma somente a guarnição. Se não gosta do que lhe serviram, disfarce. Toque a comida com os talheres. Se tiver ingredientes que você tem alergia, não faça alarde. Não reclame do serviço.

Você pode até beber mais de uma dose, desde que NÃO FIQUE EMBRIAGADA!

mulher-vinho-580x385

Nada de pentear ou ajeitar o cabelo, nem retocar a maquiagem enquanto estiver sentada à mesa, em momento algum use palito de dentes ou fio dental. Também é uma gafe terrível limpar os dentes com a língua ao final da refeição. Quando terminar de comer, deixe o prato exatamente onde estiver. Empurrar o prato para frente é uma grosseria imperdoável.

Se já está tarde e você não vê a hora de ir embora, deve se despedir e se retirar, sem esquecer de agradecer o convite e elogiar a qualidade da festa. No dia seguinte, telefone e cumprimente os anfitriões pela festa.

Se você é quem convida:

Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou mesmo por e-mail, com no mínimo, seis dias de antecedência. Receba os convidados com pontualidade, caso ocorra algum imprevisto que a atrase ao receber, peça a um membro da família para representá-la.

Receba a todos com naturalidade e descontração, seus convidados devem se sentir à vontade. Você, anfitriã, não precisa comprar presentes para todos os convidados. Em família é importante adotar um critério. Pode-se optar pelo amigo-secreto. Preste atenção aos convidados até o último minuto. Acompanhe-os  até a porta e, se necessário, até o carro, quando eles forem embora.

Você pode beber, mas NÃO FIQUE EMBRIAGADA!

Aproveite bem esse período para se programar. Espero vocês no próximo post.

Um beijo da Lilian Riskalla.”

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.