Sócias das duas empresas organizam evento exclusivo para mulheres no próximo dia 4 de setembro na Galeria Idea!Zarvos, para apresentar o estudo “Cinquenta e nada mais” realizado pela Amarelo com retrato sobre autoestima, saúde, menopausa, preconceito, trabalho e relações afetivas nessa década tão pouco falada.
O evento “A Década Inédita” reunirá cerca de 100 mulheres para apresentar o estudo proprietário da Amarelo sobre mulheres de 50 a 59 anos, liderado por Amanda Abrão e Mariane Maciel. As publicitárias Lara Magalhães e Thati Bissoli, fundadoras do Coletivo 45+, afirmam que entender a atual década é fundamental para pavimentar o caminho de valorização da “economia prateada” nos próximos anos. “Este estudo é um marco para o mercado, pois nos permite parar de generalizar todas as mulheres no 50+ e trazer assim mais visibilidade para essa década.” diz, Lara.
Mariane Maciel explica que mais de 350 mulheres foram ouvidas durante a pesquisa e que a vontade de focar nessa década veio da percepção de que ela nunca foi o centro das atenções.
“Os cinquenta são uma década de profundas mudanças, cheia de notícias boas e de desafios, mas ainda fora dos holofotes, às vezes embolada com outras idades. Nós estamos caminhando para lá e é importante entender como está sendo essa década para as mulheres hoje. No gerúndio mesmo, porque é sobre os 50 a 59 de agora, e não das nossas mães”, explica Mariane.
A pesquisa mostra que 81% das mulheres entrevistadas costumam ouvir o comentário ‘Você nem parece a idade que tem’, que segundo as sócias da Amarelo, acaba sendo um reflexo de como o repertório sobre a mulher de 50 anda desatualizado. Um outro dado surpreendente que ela traz é que entre as mulheres que disseram já ter sofrido algum preconceito em relação a idade, 61% apontaram que ele partiu de uma mulher mais nova.
Além da apresentação da pesquisa, o evento “Década Inédita” terá um painel de debate com três mulheres inspiradoras da mesma faixa etária. A primeira convidada confirmada é a influenciadora digital Vanessa Palazzi (@mulheresdequarenta), de 53 anos, que aborda temas relevantes com seu mais de 1 milhão de seguidores nas principais plataformas sobre maturidade feminina, autoestima, estilo de vida, e dicas de saúde e bem-estar.
A segunda confirmação é a de Samanta Lopes, coordenadora Educacional no Programa MDI (ED&I e ESG) para Empresas na Agência Um.a. Samanta é especialista em inclusão digital e diversidade corporativa; e fundadora da Hub e Tech Produções Letramento Digital. Mulher preta, que nasceu na periferia da Zona Leste de São Paulo, ela tem vivência o mundo da gestão no mundo corporativo por mais de 15 anos e atua na Coordenação do Programa Mestre
em Diversidade Inclusiva (MDI), um programa de letramento para ambientes mais humanizados e inclusivos e com formação afirmativa para devolutiva social de grupos vulneráveis.
A primeira cota de apoio master já está fechada com a Idea!Zarvos, que cederá o espaço de três mil metros quadrados e toda infraestrutura necessária para o evento nos Jardins. O evento ainda tem quatro cotas de apoio em negociação com o mercado para que as marcas parceiras criem uma conexão com as mulheres que estarão no evento através de logo da marca nas principais comunicações do evento, brindes para as participantes do evento, presença em toda a comunicação de CRM do evento, além de e-mail marketing para a base do evento.
Sobre o Coletivo 45+
Fundado em janeiro de 2024 pelas publicitárias Lara Magalhães e Thati Bissoli numa era de enorme conscientização sobre diversidade e a necessidade de combater preconceitos, o Coletivo 45+ é uma consultoria especializada no consumidor 45+ com o propósito de movimentar o mercado de comunicação colocando a pauta da “economia prateada” nos holofotes, seja através de projetos, campanhas, estudos e debates e consequentemente movimentando também a empregabilidade desse público. Sua atividade é focada na realização de eventos para esse público além de dar suporte estratégico, de mídia e criativo para agências de publicidade e também um parceiro das áreas de DEI das empresas.
Sobre a Amarelo
A Amarelo é um estúdio de pesquisa criativa fundada por Amanda Abrão e Mariane Maciel, duas estrategistas com carreira em grandes agências de publicidade que há mais de uma década atuam como ponte entre organizações e seus públicos, externos e/ou internos. São especialistas em desenvolver metodologias inovadoras para ampliar a escuta e geração de insights e também em cocriar soluções. Entre seus clientes, organizações como Itaú, Grupo Boticário, Givaudan, Rádio Novelo, Gastromotiva, AMARO, Penalty e Volkswagen.