Dicas para rejuvenescer após os 40

Olá, meninas! Que bom estar aqui com vocês. Chegar aos quarenta é uma delícia, eu confesso, mas vamos combinar que lidar com as marcas do tempo na nossa pele não é tão simples assim. O fato é que hoje, graças à ciência, podemos utilizar vários métodos que nos ajudam a manter o vigor da pele e a retardar um pouco o envelhecimento. Esta semana eu conversei com a médica top Fernanda Nichelle – que cuida da beleza de várias celebridades – que tirou todas as minhas dúvidas. Tenho certeza que vai ajudar vocês também!

Confiram esta super entrevista!

Beijos!

Vanessa Palazzi

Mulheres de Quarenta

 

1) Com que idade devemos começar a prevenir o envelhecimento da pele?

Aos 06 meses de idade. Pode parecer uma brincadeira, mas sempre digo para meus pacientes que assim que iniciamos o uso do filtro solar, já estamos prevenindo também o envelhecimento precoce. E este uso deve ter seu início ainda quando somos bebês, com produtos adequados e prescritos pelo médico. Depois, iniciamos um plano de prevenção que abrange cada faixa etária e vai desde a resolução de acne na adolescência até os pacientes que já têm os sinais de envelhecimento aparentes no corpo (e rosto, claro!).

2) Dá para eliminar rugas do rosto e também os pés de galinha somente com cremes ?

Não. Ainda que tenhamos excelentes cremes com ativos extremamente eficazes no combate ao envelhecimento, como os retinóides, por exemplo, estes produtos não têm o “poder” de solucionarem sozinhos as rítides (rugas) já instaladas. Eles são excelentes adjuvantes nos tratamentos, mas devem vir acompanhados de procedimentos para obtermos o resultados esperado.

3. Medicamentos orais ajudam a combater o envelhecimento? O uso de vitaminas de uso contínuo pode auxiliar na melhora da pele?

Sim. Atualmente, têm-se muitos estudos científicos acerca dos nutracêuticos, e alguns deles já conseguiram provar a eficácia de determinadas vitaminas e suplementos no combate ao envelhecimento e demais aspectos que dizem respeito à beleza, como fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo.

4. Usar o conhecido “Botox” muito cedo pode ser prejudicial a saúde?

Depende. A toxina botulínica quando aplicada “com responsabilidade” é um importante aliado no combate e prevenção do envelhecimento. O que o torna “prejudicial” é o uso indevido da medicação, em concentrações e aplicações erradas. Um médico capacitado e treinado na técnica saberá indicar a idade e maneira correta de aplicação deste medicamento tão eficaz e que infelizmente, tem sido tão banalizado pelos mais diversos “profissionais” no país.

5. Por que a pele ressecada faz a gente parecer mais velha?
A pele do rosto estando ressecada fica opaca e muitas vezes apresenta até uma descamação leve que pode ser confundida com rugas ou linhas finas dando o aspecto envelhecido a ela.

6. É verdade que o sol acentua as rugas e as linhas finas? 

Sim. A radiação solar não só acentua como acelera o processo de aparecimento das rugas. Essa radiação, principalmente a do tipo A, atravessa a camada superficial da pele e agride os vasos, as glândulas e as fibras de sustentação da pele agredindo e destruindo suas estruturas.

7. Hidratar a pele ajuda a suavizar as rugas?

Sim. A água é um dos mais eficazes (e baratos) rejuvenescedores do mercado. Seu uso deve ser sempre incentivado, pois além de um excelente aliado da Beleza, é um excelente aliado da saúde.

8. Quem sofre com o ressecamento pode usar ácido?

Depende. Depende do objetivo e do tipo de ácido a ser utilizado. Determinados ácidos têm também a função de hidratar. Por isso que devem sempre ser prescritos por médico, que saberá diagnosticar o tipode ressecamento que a pele tem o melhor produto para ela.

9. Manchas acastanhadas, típicas do envelhecimento, têm solução?

Depende da mancha. Muitas delas, respondem bem a tratamentos com laser e ácidos. As melanoses solares podem ser extintas com procedimentos. Outras, conhecidas como melasma, são crônicas, mas podem ficar praticamente imperceptíveis quando seu tratamento é bem conduzido e o paciente é bem “educado” para lidar com a sua “doença”.

10. Afinal, por que as mãos envelhecem mais rápido do que o rosto?

Porque além de elas ficarem expostas como a face, são comumente esquecidas na hora dos cuidados com filtro solar e hidratantes. Geralmente, as pessoas esquecem de reaplicar o filtro solar nas mãos após lavarem as mesmas no banheiro. E também não têm o costume de hidrata-las à noite, como fazem com a face, além de deixarem elas em segundo plano quando trata-se de procedimentos em clínica médica.

11.Qual a diferença entre lifting e minilifting?

São cirurgias da face realizadas pelo médico cirurgião-plástico visando o rejuvenescimento facial de forma mais rápida e efetiva para determinados casos. Cada uma tem sua indicação para uma ptose (caimento) de face específico e também se diferem na quantidade de tecido e estruturas manipuladas, como também no tamanho da cicatriz.

12. Quem tem histórico de envelhecimento precoce na família deve começar os tratamentos mais cedo?

Deve procurar orientação médica mais cedo. Sabemos que assim como muitas doenças, o envelhecimento têm um fator genético importante, mas não determinante. Com o avanço da tecnologia na área de Estética Médica, podemos reverter esta propensão e retardar este envelhecimento.

13. Quais são os tratamentos mais atualizados para rejuvenescimento facial?

Atualmente, diversos tratamentos têm obtido resultados clínicos excelentes no combate ao envelhecimento da face. O Ultrassom Microfocado (Ulthera) é um dos tratamentos mais procurados e difundidos e conhecidos no mundo, quando se fala em combate à flacidez facial. As máquinas mais atuais de lasers fracionados continuam tendo a confiança dos médicos e cada vez mais têm aderência no tratamento por parte dos pacientes, pois diminuíram o tempo de afastamento do paciente das suas atividades. O Microagulhamento Robótico ou Radiofrequência Microagulhada também tem se destacado nas Clínicas Médicas pelos excelentes resultados que vem sendo apresentados com a tecnologia.

Fernanda Nichelle é formada em dermatologia e com pós-graduação em dermatologia estética avançada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e comanda a MAC – Medicine & Aesthetic Clinic, uma clínica multidisciplinar voltada para a beleza e o bem estar.

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

2 comentários

  1. Claudia 15/07/2018, 12:38 pm comentar

    Ameii O post!Dicas muito boas! Parabéns!❤

  2. Betânia Salles 21/07/2018, 6:16 pm comentar

    A Dra. , poderia indicar alguns produtos como um bom colágeno e demais …

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.