O QUE NÃO É VISTO, NÃO É USADO: Princípio básico da organização

Princípios são considerados os pontos iniciais para determinado assunto ou questão. Na minha carreira acadêmica do mundo Jurídico aprendi que princípios são a base dos direitos e dos deveres, e hoje consigo concluir que no “processo” de uma Organização Profissional também encontramos uma série de princípios que norteiam a concretização da ordem.

Dentre esses princípios que compõem a organização com método, vamos abordar nesse texto o Princípio do QUE NÃO É VISTO, NÃO É USADO.

“Quem não é visto, não é lembrado, Quem não é lembrado, acaba sendo esquecido”, conhecida frase de Patrick Münzfeld, provavelmente é o grande fundamento para o uso do princípio no mundo da Organização.

Se você tem coisas que não visualiza, você esquece que tem, consequentemente, você não usa. E se você não usa, não há o menor sentido em você ter aquilo que não está sendo usado, ou seja, não está lhe sendo útil. Concorda?

Então, partindo do princípio de que ”Usamos o que Vemos”, é importante que tenhamos uma visão clara de todo o conteúdo existente em nossos armários e estantes, com suas respectivas gavetas e prateleiras.

Tomemos como exemplo a famosa gaveta das meias, que precisamos revirar todinha quando queremos aquela meia específica para usar. Quando achamos é um alívio, mas se isso não acontece, bate até uma frustração.

Outra sensação, que geralmente se tem, é de dúvida a respeito do que vestir. Se as gavetas e prateleiras estão desordenadas, a pessoa nem vai se atrever a descobrir o que vestir diante do seu próprio guarda-roupa. Ela vai tentar montar o look na cabeça e partir em busca das peças lembradas, algumas vezes numa verdadeira caça ao tesouro.

A mente fica tomada de pensamentos sobre o que vestir e muitas vezes não se chega a uma conclusão, gerando desconforto. Assim, acaba se usando a primeira roupa que se vê na frente.

Para remediar esse dissabor, o processo da organização, quando leva em conta o princípio do QUE NÃO É VISTO NÃO É USADO, acaba se traduzindo positivamente no comando “O QUE É VISTO É USADO”, o que nos guia para guardar os objetos de uma forma que tudo seja visto, muitas vezes até sem a necessidade de se vasculhar com a mão.

Quando usamos ORGANIZADORES em gavetas, como colmeias ou divisórias, ocorre uma delimitação das “vagas” para guarda de cada peça. Dessa forma a VISÃO fica clara e cristalina.

Você terá até a possibilidade de nem precisar mais perder tempo pensando no que vai vestir, pois simplesmente abrirá a gaveta e vai enxergar rapidamente o que é que vai formar o look do dia.

Além dos organizadores, outro recurso que a Organização com Método ensina, são AS DOBRAS, que também podemos dizer que decorre do comando VOCÊ USA O QUE É VISTO.

Entendendo que as peças precisam ser DOBRADAS de maneira a permitir que todas sejam visualizadas quando forem acomodadas na gaveta ou na prateleira. Ou seja, uma peça não deve esconder a outra, uma vez que seja feita a dobra ideal para tanto.

Fato é que um closet organizado, com base no princípio “VOCÊ USA O QUE VÊ”, é garantia de que você irá desfilar com o maior número de peças que você tem.

Um abraço e uma boa organização!!!

Andreia Basso – Profissional de Organização e Produtividade

Celular – (11) 98107- 4050
Facebook e Instagram – @andreiabassoorganizer

Ensina organização em aulas presenciais e on-line, também atua em projetos de organização residencial, comercial e mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Add to cart
AN