Um dos exercícios que compõe o meu trabalho com pessoas e que elas sentem dificuldades de executar, é quando existe a proposta de se conectar com o mundo a sua volta e sorrir quando cruzar alguém que não conhece. O propósito deste exercício é perceber que não estamos sós e que existe uma conexão entre todos nós que nos une, daí vem o conceito de que “Somos um”. A visão da conexão não costuma abalar as pessoas, mas a dificuldade que a maioria delas sente, é sorrir.
Uma pesquisa feita sobre o assunto e divulgada no Journal of Psychiatric Research, mostra que sorrir tem uma influência no nosso sistema, maior do que podemos imaginar. Neste estudo foram selecionadas 30 pessoas diagnosticadas com depressão. Foi injetada em 15 delas, no canto dos lábios, a substância botulínica usada no botox, provocando o efeito de um leve sorriso. Nas outras 15 foi injetado placebo, não produzindo reação alguma.
Após 6 semanas as pessoas com botox apresentaram uma melhora considerável dos sintomas de depressão, resultando a diminuição de antidepressivos administrados anteriormente.
Apesar de sabermos dos efeitos positivos do sorriso, agora existem comprovações cientificas para solidificar esta afirmação.
Estes estudos mostram que um movimento simples pode trazer uma diferença grande para a vida da pessoa, principalmente se ela mantiver este hábito. Prova que a musculatura da face não somente expressa, mas regula o nosso estado sistêmico e de humor.
Quando estamos com medo ou sem perspectiva, estamos estimulando a área do cérebro que está ligada ao nosso emocional, nosso sistema límbico. Quando este sistema está em ação, são liberadas substâncias tóxicas no nosso corpo que dificultam ainda mais nosso raciocínio em busca de soluções para os problemas.
Pelo fato de nosso cérebro não conseguir discernir o que é verdadeiro ou não, se você esboçar um sorriso, ele reagirá liberando hormônios do prazer, e consequentemente você se sentirá mais animado.
Baseado nestas evidências, quando sentir que acontecimentos ou a falta deles, tiram a sua alegria, force um pequeno sorriso, um esboço e mande a informação para o seu cérebro de que está tudo bem. Ele responderá, combatendo as falsas crenças de que não existe saída para os seus problemas. Liberará substâncias que serão o antídoto contra as toxinas produzidas anteriormente pelo seu estado emocional, melhorando suas perspectivas.
Com isto, podemos dizer que este pequeno sorriso pode ser uma das ferramentas para combater suas emoções negativas.
Não precisa acreditar, somente dê uma forcinha e sua energia mudará trazendo grandes transformações.
Como dizem os americanos “Fake it until you make it”, “Pretenda até alcançar”.
Valerá a pena tentar. Depois compartilhe comigo, vou gostar de saber os seus bons resultados.
Grande abraço,
Margareth Signorelli
Especialista em Relacionamentos pelo Método Gottman. Pós-graduada em Sexualidade pelo PROSEX- Faculdade de Medicina da USP. Gold Standard e Optimal EFT terapeuta. Autora do livro “Os 4 Pilares para uma vida feliz e saudável com EFT”. Criadora e Idealizadora de cursos de Autoaplicação da Técnica EFT, de Relacionamentos e de Formação de Terapeutas na Técnica EFT.