Entenda as cores na decoração!

Tudo que vemos, de algum modo, reflete em nosso estado emocional e cria sentimentos bons ou ruins. Isso vale para o nosso lar também, nossa casa é nosso refúgio, onde relaxamos, desconectamos e recarregamos a nossa energia.

Onde reunimos nossa família, nossos amigos, ou até mesmo curtimos nossa solidão, certo?! Entrar numa casa bem decorada e com cores planejadas e harmônicas é capaz de proporcionar um ambiente receptivo e acolhedor. Mas também pode causar o contrário, nos deixar ansiosos, tristes ou apáticos. As cores têm esse poder em qualquer ambiente ou lugar.

Mas para chegar num resultado positivo é preciso entender um pouco da base que a decoração possui na sua casa, ou qual seria a base ideal. Decorar não se limita unicamente a escolher objetos ou móveis, é importante se atentar as formas, cores e na disposição de cada item assim como onde e como utilizá-los.

As cores dizem muito sobre nós, seja na decoração ou no nosso jeito de se vestir. O Feng Shui também utiliza as cores para harmonizar os ambientes, neutralizando ou destacando as suas energias.

Preto – esta cor pode causar medo, mas o pretinho básico sempre cai muito bem na decoração. É uma cor imponente mas ao mesmo tempo neutra e fácil de combinar, se encaixa em vários estilos e tem personalidade.

Cinza – para mim a melhor das cores, um curinga! É moderna, clean e combina com tudo, eu diria que é a base do meu decor. Podemos usá-la em paredes, pisos, na marcenaria e nos móveis grandes.

Vermelho – sempre presente no meus projetos, dando seu toque de ousadia. Seja na parede de uma cozinha, numa escultura ou na cor de um quadro, para destacar e ser notado.

Branco – só vai errar se utilizar essa cor em excesso. O branco é sempre bem-vindo, mas com moderação. Suja com facilidade e deixa o ambiente mais frio e um tanto monótono. Mas ainda é uma cor muito chique!

Verde – esta cor está em alta, veio com tudo na pandemia. Trazer as cores da natureza para a sua casa é sempre uma boa escolha. Ela também pode ser aplicada em móveis e na marcenaria, mas o tom do verde precisa ser muito bem escolhido para ficar charmoso e elegante.

Amarelo – esta cor pode proporcionar entusiasmo e ajudar na concentração, mas se não souber dosar pode acabar com a sua decoração!

Aposte nas cores, mas use com moderação. Use de forma pontual quando ela tiver muita personalidade, como o roxo e o laranja. Use e abuse de cores neutras nas bases de paredes, pisos, móveis e tapetes, como bege, branco e o meu queridinho cinza. Não se esqueça que alguns elementos como a madeira, aço e o vidro fazem o mesmo papel das cores, são tão marcantes quanto, tudo depende da maneira e intensidade que usamos esses elementos. E no final você dá o toque!

Que tal mudar a decoração da sua casa?! Mudando a cor de uma almofada, da sua cabeceira ou até mesmo do sofá?! Divirta-se!

Por Dadá Cavalcanti

Sou arquiteta e atuo na área de arquitetura e interiores há mais de 20 anos. Conto com uma equipe de colaboradores para a elaboração de projetos e gerenciamento de obras com especial atenção na eficiência e comprometimento na execução dos meus projetos.

”Procuro sempre ouvir meus clientes e buscar soluções que estejam dentro das suas expectativas com o objetivo de realizar seus sonhos com dedicação, competência e confiança. A relação profissional e cliente deve ser transparente e cooperativa, o que gera bons resultados.”

E-mail: dadacavalcanti@terra.com.br
Telefone: 11 – 98268-3800
Instagram: @dadacavalcanti_arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Add to cart
AN