Tudo sobre o colágeno

O QUE É O COLÁGENO?

É uma proteína animal de importância fundamental na constituição do tecido conjuntivo é um tecido de conexão, ou seja, faz parte do tecido de sustentação de pele, tendões, ligamentos, cartilagens, ossos e preenche espaços entre os tecidos, além de nutri-los.

Constitui 25% a 30% do total das proteínas de todo corpo.

FORMADO POR?

Aminoáciodos: glicina, prolina e lisina em formato de tripla hélice.

QUAIS OS TIPOS DE COLÁGENOS?

Existem 12 tipos clageno tipo I, até XXIX (29).

Colágeno Tipo I

É o mais comum: está presente nos ossos, tendões e pele.

Colágeno Tipo II

Presente nos discos intervertebrais, olhos e cartilagem. Indicado para tratamento de artrose, por ajudar a recompor a cartilagem das articulações.

Colágeno Tipo III

Presentes em músculo liso, orgão, artérias, fígado, útero e camadas musculares do intestino.

Colágeno Tipo IV

Presente nas lentes da cápsula ocular, glomérulos.

Colágeno Tipo V

Interior dos órgãos. Sua missão é dar o poder de esticar e resistir.

Colágeno Tipo VI

Está presente no sangue, camada íntima da placenta.

Colágeno Tipo VII

Está presente nas membranas corioaminióticas e na placenta.

Colágeno Tipo VIII

É endotélio.

Colágeno Tipo IX

Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos.

Colágeno Tipo X, XI e XII

Está presente na cartilagem.

RESUMINDO

Colageno tipo I e III = presente na pele, intestino, cabelo e unhas (combinados com a queratina)

Colageno tipo II = articulações.

A PELE é consitituida de 70 % de tecido conjuntivo, colageno Tipo I 85 % e III 15%.

O QUE OCORRE COM O ENVELHECIMENTO?

Redução da densidade das fibras de colageno. Diminuição de 1% de colageno ao ano  à partir dos 30 anos.

Ocorre um desbalanço entre síntese e degradação.

EM MULHERES NA MENOPAUSA

30% colágeno (tipo I e III) é perdido na pele nos primeiros 5 anos da menopausa

e 2,1% por ano.

Após a menopausa, pode chegar a 65% de perda de todo o colágeno do corpo.

Conseqüência:

  • Envelhecimento da pele;
  • Flacidez;
  • Rugas;
  •  Fragilidade dos cabelos e unhas;
  •  Desgaste das articulações;
  • Fragilidade de tendões e ligamento – riscos de lesões.

SÍNTESE DE COLAGENO DEPENDE DE OUTROS NUTRIENTES( cofatores):

  • Vitamina C: frutas cítricas pimentão;
  • Zinco: frutos do mar, ovo, peixes;
  • Manganês: frutos do mar, feijões, semente de abóbora;
  • Cobre: sementes, fígado de boi, ovos;
  • Vit. A. amarelos e verdes escuros;
  • Silício orgânico; aveia;
  • Complexo B; proteínas e grãos;
  • Água.

BENEFICIOS DO USO DE COLÁGENO

  • Flacidez;
  • Envelhecimento cutâneo (melhora a hidratação);
  • Rugas;
  •  Fortalecimento unhas e cabelo;
  • Osteoartrite;
  • Fortalece cartilagem, desgaste causa inflamação diminuição da dor e melhora nas funções, ou regeneração, das articulações.
  • Regeneração e resistência de tecido endotelial, inclusive intestinal e artérias veias.

A cartilagem articular funciona como uma mola ou esponja, que cede água quando pressionada e volta a sua forma primitiva quando a pressão cessa. É o que permite ao joelho, por exemplo, agüentar o peso do corpo. Nesse sistema, o colágeno atua como uma malha de sustentação, retendo as demais substâncias existentes dentro da cartilagem.

NOVIDADES

Os peptídeos de colágeno e o ativo VERISOL ® são utilizados para reduzir o volume das rugas ao redor dos olhos, suavizar os sinais do envelhecimento, diminuir a perda de água transepidérmica, melhorar a elasticidade cutânea e aumentar a produção de colágeno e proteoglicanas na pele, substâncias responsáveis pela firmeza e hidratação cutânea.

O que acelera a perda de colágeno, além do envelhecimento: O consumo de álcool e açúcar, a prática do tabagismo e a exposição inadequada ao sol, má alimentação, estrese, desequilíbrio hormonal.

IMPORTANTE

Se você mantém uma dieta baseada fundamentalmente em proteínas de boa qualidade, equilibrando este macronutriente com carboidratos e gorduras, ambos em menor quantidade em relação às proteínas certamente obterão todo substrato necessário para a produção de colágeno.

RECOMENDAÇÕES

  • Colágeno tipo I e III  10 g /dia.
  • Colágeno tipo II 40 mg dia.
  • Colágeno verisol 2,5 g

MELHOR     HORA PARA CONSUMIR?

  • À noite ou após atividade física.

O QUE OTIMIZA SUA AÇÃO?

Estilo de Vida Saudável

  • Alimentação adequada individualmente.
  • Boa hidratação.
  • Sono reparador.
  • Modular estresse.
  • Prática de exercícios físicos.
  • E considerar a exclusão de tudo que implica na sua redução.

Dra. Roseli Lomele Rossi – CRN 2084                                                                          

Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “ TPM: viva melhor com alimentação e controle”, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica PersonalDiet.

 

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Sobre o Autor : mulheresdequarenta

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