Pesquisa revela que seis em cada dez brasileiras não sabem da relação entre câncer de colo do útero e HPV!

Uma pesquisa inédita de âmbito nacional mostrou que 57% das brasileiras desconhecem que o HPV é o principal agente causador do câncer de colo do útero e 82% não sabem ao menos uma informação essencial sobre o vírus e o tipo de câncer ginecológico que mata cerca de 19 mulheres por dia no País.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, doença que, só em 2025, deve registrar 17 mil novos diagnósticos.

A pesquisa Percepção das Brasileiras sobre Tumores Ginecológicos e Práticas de Prevenção foi feita pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), em parceria com o Instituto Locomotiva, e contou com a participação de 831 mulheres, de 30 a 45 anos, das classes A, B, C e D das cinco regiões do Brasil.

A amostra avaliou o nível de conhecimento sobre o câncer de colo do útero, a adesão às práticas preventivas com foco na vacinação contra o HPV, métodos de rastreio e a importância da informação correta na busca pelo entendimento sobre a enfermidade.

“Os dados alertam para um cenário que exige maior conhecimento por parte da população sobre temas relacionados à saúde e sinalizam também para um olhar especial sobre como as informações falsas podem impactar negativamente na tomada de decisão sobre assuntos muito relevantes que envolvem o dia a dia das mães, famílias e dos filhos. A pesquisa mostrou a necessidade do acesso à informação correta, de origem científica e de fontes primárias, para que as pessoas conheçam mais sobre o tema e, no caso do câncer de colo do útero, entendam a importância dessa relação com o HPV e como a vacina pode ser um mecanismo preventivo fundamental na proteção contra o câncer de colo do útero. Outro alerta importante é a necessidade de se fazer um check-up anual para a realização de exames periódicos, principalmente os ginecológicos, como Papanicolaou e teste do DNA do HPV”, explica Andréa Paiva Gadelha Guimarães, presidente do Grupo EVA.

A pesquisa do EVA mostrou como as fake News podem ser um entrave na prevenção do câncer de colo do útero. Cerca de 39% não têm ciência de que há prevenção contra a doença e os números apontam ainda que 49% têm dúvidas ou descobriram que tinham informações falsas sobre HPV e câncer de colo do útero, 42% não tomaram ou não se lembram de ter se imunizado, 87% consideram importante se vacinar contra o HPV e apenas 38% afirmam conhecer muito bem a vacina.

De acordo com os dados, há uma questão muito importante apontada pelas mulheres brasileiras: muitas mostram um grau de conhecimento sobre o assunto (no caso prevenção de câncer de colo de útero), mas quando são abordadas sobre realização de exames ou mesmo imunização, a situação é diferente. Ou seja, há necessidade de maior conhecimento de como abordar o HPV.

A pesquisa também mostrou que 3 em cada 10 (29%) mulheres de 18 a 45 anos não sabem a utilidade do Papanicolaou, e metade (49%) desconhece para que serve o exame de DNA-HPV. A ida periódica regular das brasileiras ao médico também foi um fator avaliado. Menos da metade fez os principais exames ginecológicos de rotina no último ano e 37% realizaram o Papanicolaou nos últimos 12 meses, mesmo percentual das que foram submetidas ao USG Transvaginal durante o período. Apenas 31% já realizaram o DNA-HPV alguma vez, sendo 13% no último ano.

Sobre o Setembro em Flor
A campanha “Setembro em Flor” foi criada pelo grupo EVA, no mês de setembro, por ser o mês internacional da conscientização de cânceres ginecológicos. O símbolo da campanha é uma flor, com pétalas de diferentes cores, com cada cor representando um dos cinco tumores ginecológicos (colo uterino, corpo uterino, ovário, vulva e vagina). A flor é um símbolo de vida, pureza, feminilidade, fertilidade, o que representa bem a mulher.

No Brasil, a campanha vem sendo realizada pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) desde 2021, com realização de lives, workshops, publicações em redes sociais, ações em instituições de saúde e o lançamento de materiais informativos em setembro de cada ano. Em 2023, por iniciativa do EVA, foi realizado no dia 12 de setembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o “Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico e Busca por Mudanças de Políticas Públicas”, envolvendo a sociedade civil e o poder público. Na ocasião, foi destacada a importância de conscientização sobre o tema e a necessidade da criação oficial do “Setembro em Flor”, fórum este que deve se repetir este ano, dia 16 de Setembro, no mesmo local, em Brasília(DF), com discussões sobre obstáculos, estratégias e inovação para a melhora na prevenção e cuidado integral a paciente com câncer ginecológico.

Sobre a o Grupo EVA
O Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) tem como missão e objetivos promover educação, pesquisa e ensino em câncer ginecológico, fomentar o controle holístico do câncer ginecológico por meio da prevenção, do tratamento e do suporte ao paciente, além de facilitar o conhecimento sobre câncer ginecológico e medidas para seu controle. O EVA também atua em defesa dos direitos dos pacientes e colabora para o trabalho em parceria com outras associações com os mesmos objetivos da entidade.

Mais informações: https://eva.org.br e https://www.instagram.com/gbtumoresginecologicos/

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