Formas de aliviar o ciúme!

Recentemente, nós do Mulheres de Quarenta recebemos uma solicitação de tema: como parar de ter ciúmes. Enviado por um de nossos leitores masculinos, acreditamos que falar sobre esse tipo de assunto seja essencial para todos nós em nosso dia a dia.

Tanto mulheres quanto homens, muitas vezes, acabam sentindo ciúmes sem ao menos ter qualquer tipo de razão aparente, vira algo inerente deles que quando dão por si, já estragaram uma relação que tinha tudo para dar certo. 

Muitas vezes, o sentimento do ciúme tem mais a ver com falta de autoconfiança do que com qualquer outra coisa. Por conta disso, separamos para vocês 5 métodos para reduzir o seu ciúme. Confira: 

  1. Analise a si próprio

O primeiro passo para deixar de lado uma atitude tóxica é olhar para dentro de si próprio e buscar entender o que está acontecendo com seus sentimentos. Pergunte-se o porquê de ter ciúmes e o que te leva a imaginar que algo está errado. Afinal, o problema é do companheiro/companheira ou com você?

2. Não crie expectativas

É muito comum que sintamos ciúmes pela pessoa amada não corresponder as nossas expectativas, seja em algo específico que tanto gostaríamos, ou uma coisa corriqueira do dia a dia. Entenda que não é porque não fizeram exatamente o que você gostaria que não deram o seu melhor.

3. Seja menos controlador

Da mesma forma que aspecto anterior, é essencial entender que ser controlador nunca é a saída, até porque, se alguém quer trair a sua confiança, ela fará isso com você controlando ou não. Porém, quando você tenta por esse tipo de rédea na situação, você faz com que a pessoa que tanto ama se sinta presa e incomodada.

4. Não alimente julgamentos mentais

É muito comum que quando algo não ocorra do jeito que imaginávamos, nós comecemos a dar asas a nossa imaginação de forma negativa, julgando a pessoa responsável por fazer isso. Um exemplo claro, é quando combinamos com nosso parceiro/parceira de jantarmos juntos e ele começa a se atrasar. Ao invés de pensarmos que aconteceu algo simples e corriqueiro, a primeira reação é pensar que ele está fazendo algo de errado. Porém, isso é muito destrutivo para o relacionamento, é necessário que paremos com esse tipo de coisa.

5. Mantenha o respeito acima de tudo

Uma das formas de amenizar o ciúmes é mantendo o respeito acima de tudo, lembrando que se estamos com alguém, devemos respeitar quem essa pessoa é, compreender, e assim entender que muitas vezes ela só pensa um pouco diferente de nós, mas isso não significa que não se importa.

DICA: Caso você sinta ciúme em excesso, é sempre uma boa ideia procurar ajuda profissional, como de um psicólogo.

Colaboração: Jéssica Mayara (@jessica.mjornalista): jornalista, atua com produção de conteúdo para redes sociais e blogs, e assessoria de comunicação!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Jéssica Mayara

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.