As manchinhas na pele afetam quase todas as mulheres, por diversos motivos. Muitas recorrem aos tratamentos para clarear e amenizar ou eliminar as marcas que surgem devido à idade, à exposição ao sol, à gravidez, dentre outras causas.
Existem muitas alternativas de tratamentos para clarear a pele. Saber qual é a mais adequada requer a consulta e orientação de uma dermatologista, pois é preciso levar em consideração fatores como idade e tipo de pele para definir a forma mais adequada de livrar-se das manchas.
Nenhuma mulher deve buscar a solução para o problema sozinha, agir por conta própria ou usar um produto somente porque uma amiga ou familiar indicou por ter obtido um bom resultado. Esse tipo de atitude é arriscada e pode ter efeito contrário, ou seja, causar mais danos à pele e à saúde em geral.
CONHEÇA 4 TRATAMENTOS PARA CLAREAR A PELE
É preciso atuar de maneira responsável. Para não correr riscos, ter o acompanhamento de uma médica dermatologista nos tratamentos para clarear a pele é fundamental.
Dentre as opções, e após analisar o histórico de saúde da paciente, pode ser recomendada a realização ou o uso de:
PEELING QUÍMICO
É um tratamento que obtém bons resultados para solucionar manchas antigas. A partir do uso de ácidos com indicações específicas para cada tipo de pele, o peeling atinge a camada superior da pele, deixando-a mais clara e sem danos. Para esse tratamento, são necessárias cerca de 10 sessões para a pele ficar linda.
CLAREADORES
Substâncias clareadoras como a hidroquinona funcionam como agente despigmentante da pele. São muito usadas para tratar sardas, dermatite e melasmas. Na forma de creme, podem ser utilizadas em casa, pela própria paciente, conforme as orientações da dermatologista. O cosmético penetra na pele e impede que a pigmentação ocorra e cause a mancha.
MICRORROLLER
É constituído por um cilindro que contém agulhas finíssimas. Aplicado à pele, o microrroller pressiona a cútis para que se formem microlesões e a pele seja obrigada a se regenerar. Isso provoca a renovação do tecido e a produção de colágeno.
LUZ INTENSA PULSADA
É outro tratamento usado para clarear a pele. Utiliza raios luminosos para diminuir a pigmentação das manchas da cútis.
RESULTADOS DOS TRATAMENTOS
Há casos em que as marcas não desaparecem, e sim clareiam, mesmo após a realização dos tratamentos. Elas permanecem com o novo aspecto por muito tempo, desde que a prevenção solar se torne um hábito, pois pode haver recidiva caso não seja dada a devida atenção à proteção.
MINI-BIO JULIA OCAMPO**
Julia fez residência médica em dermatologia, tem título de especialista pela SBD e pela AMB. Foi professora de dermatologia clínica e cirúrgica em residências e pós graduação no Rio de Janeiro e São Paulo.
Atualmente é dermatologista em consultório particular em São Paulo e Rio de Janeiro, organizadora e docente de cursos de dermatologia, preceptora de procedimentos dermatológicos na residência de medicina da família e comunidade da Amil e speaker da Croma-Pharma.