Quais os tratamentos mais indicados para a mulher depois dos 40?

Em geral, depois dos 40, as maiores mudanças na pele acontecem principalmente pela perda do colágeno. As grandes queixas das mulheres nesta fase são flacidez, rugas e manchas. 

Além disso, perdemos gordura, tecido muscular e tecido ósseo. O rosto passa por um processo de remodelação e mudança do formato. O nosso cabelo também sofre transformação e pode começar a cair. Os fios vão ficando mais finos e frágeis.

O “Mulheres de 40” conversou com a nossa querida médica Karine Cunha, da Estética da Consciência, para dar a você dicas exclusivas de cuidados para o rejuvenescimento facial. Confira a nossa entrevista:

Mulheres de 40: Quais tratamentos você indica seguindo a filosofia da Estética da Consciência?

O nosso tratamento é sempre feito de forma personalizada. Cada pessoa precisa ser avaliada individualmente.

Procuro conversar bastante para perceber o que realmente incomoda. Às vezes a pessoa quer tratar as rugas e não se importa se o rosto tem manchas. Outras querem justamente o contrário… Cada um tem uma demanda.

De uma maneira geral, uma boa recomendação é associar vários tipos de procedimentos.

Cada tratamento é bom para determinada alteração. Por exemplo: A toxina botulínica é ótima para as linhas de expressão da testa e ao redor dos olhos. Mas para o rejuvenescimento da pele como um todo, o melhor pode ser o laser.

Para cada pele, vamos ter um tipo adequado de laser. O CO2 fracionado é ótimo para a firmeza, há um específico para melasma, além de outras opções. Cada laser é responsável por uma alteração na pele.

Mulheres de 40: Além de botox e laser, quais outros tratamentos você indica para o rejuvenescimento?

O microagulhamento tradicional ou com a caneta elétrica é muito bom para amenizar rugas, linhas de expressão e cicatriz de acne, e para melhorar a textura da pele. Fazemos o procedimento com drug delivery, para potencializar seus efeitos. Ele também pode ser adotado para melhorar a queda de cabelo.

Substâncias como o Sculptra, uma injeção de ácido hialurônico por todo o rosto, preenchem e trazem de volta o volume perdido.

O Ultrassom microfocado, conhecido com Ulthera, fortalece e melhora a estrutura do rosto.

Mulheres de 40: E o peeling, também é indicado?

O peeling evoluiu bastante e dependendo do caso pode ser uma ótima indicação.

O peeling profundo, de fenol, era feito em centro cirúrgico.  Hoje usamos o fenol modificado, também chamado fenol light. A porcentagem da substância é menor, ele pode ser feito no próprio consultório, o pós é mais tranquilo e o rejuvenescimento é bem efetivo.

Outros peelings bem procurados:

  • Peeling de ácido acetilsalicílico –  para a pele oleosa e com acne;
  • Peeling com agentes clareadores como hidroquinona e ácido kójico – para melasma;
  • Peeling de ácido retinóico – para o envelhecimento como um todo.

Mulheres de 40: Esses tratamentos precisam ser feitos em várias sessões?

De uma maneira geral, os tratamentos são seriados. Cada um tem um tipo de protocolo, a maioria deve ser feita com uma certa frequência, dependendo muito da necessidade do cliente. Existe uma manutenção da pele, até porque somos seres vivos!

Botox: a cada 4 meses;

Laser de CO2: uma vez ao ano;

Laser específico para o melasma: três sessões;

Peeling: de três a cinco sessões.

Mulheres de 40: Com esses tratamentos, a mulher depois dos 40 vai estar com sua beleza resolvida?

O importante não é só cuidar da parte externa, temos que cuidar também da saúde, mudar o estilo de vida, mudar a alimentação e fazer exercícios  físicos. Também é fundamental  cuidar da saúde mental. As pessoas se preocupam muito com o externo e às vezes pouco com a parte interna.

Também é importante o lazer  e os relacionamentos interpessoais. Quando a gente quer melhorar a nossa beleza, a gente tem que melhorar tudo, tem que fazer toda uma mudança de vida, mudar a nossa forma de pensar, trabalhar menos, ser mais feliz, não se agredir tanto e procurar fazer o que mais gostamos, sem ficar obcecada por um determinado padrão específico, afinal cada pessoa tem um tipo de beleza.  Se você tem os lábios finos, pode ser que não fique bem com lábios carnudos, por exemplo.

Hoje muita gente está querendo ficar com o mesmo tipo de rosto, bochecha saliente, boca grande, cabelo comprido, louro, liso… Cada pessoa tem uma beleza específica e é justamente isso que faz com que seja única e especial. O que buscamos na Estética da Consciência é potencializar a beleza de cada um!

A Dra. Karine Cunha, CRM/SP 97264 é médica formada pela UNIFESP-EPM com pós-graduação lato sensu em Medicina Estética no Instituto BWS (Associação Pele Saudável). Criadora da Estética da Consciência.

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : Jéssica Mayara

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.