O antes

Tenho amigas casadas que estão prestes a se separar. Elas me procuram para ter uma opinião sobre o que eu acho desse assunto.

Muito difícil aconselhar nessa fase. Eu sei bem o quanto é complicado. E também sou muito a favor do casamento. Desde que você seja feliz, é claro! Quantos bons exemplos temos por aí, não é?

Mas o que posso dizer é que o fim é bem semelhante para todos que passam por isso.

Indiferenças, preocupação com os filhos, o medo de ficar só, o vazio, a solidão a dois, as angústias, a ingratidão, as expectativas, a pressão e a depressão. Sexo nem pensar: ainda que ele exista torna-se físico, quase material. O amor ficou em segundo plano.

O sentimento de traição -mesmo que não tenha acontecido – a perda, a frustração, a falência daquela relação que durante anos você investiu.

Homens e mulheres que se perderam em algum tempo da relação sentem-se assim.

Não é nada fácil tomar uma decisão.

E todos que estão nessa fase precisam de um tempo. Nada acaba de um dia para o outro, ainda mais quando o vínculo do casamento fala mais alto e principalmente quando essa relação gerou frutos: os filhos.

Outra questão que pega nesse momento é a parte financeira. Sim, muitos são obrigados a encarar as despesas sozinhos. E na separação há queda de padrão, inevitavelmente.

É preciso estar preparado para isso também.

Como ficam os filhos? O que fazer daqui pra frente? Como se preparar para essa nova fase, ainda que você não aceite que as coisas mudaram tanto?

Vamos falar disso no próximo post!

Por enquanto, mantenha a calma. Fortaleça-se. Pense nas coisas boas que essa relação te rendeu.

Apesar de não ser fácil é preciso encarar. Nem sempre as coisas acontecem do jeito que você queria ou esperava. Mas a vida é assim e é preciso seguir em frente. Pense nisso!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

7 comentários

  1. Rosana Reis 24/09/2012, 2:30 pm comentar

    E… sempre ACREDITAR q tudo o q acontece não é por acaso e sim para algo MELHOR acontecer. Pode até demorar, mas temos q ter esta certeza dentro de nós, para prosseguirmos. Coragem e força é tudo q se precisa nesta hora delicada, mas necessária para o nosso aprendizado e evolução nesta vida. Bjssss minha amada Vanessa da Amiga Ro q te gosta tanto…. SUCESSO!!!!

  2. mara conde 24/09/2012, 4:34 pm comentar

    Amiga, realmente é dificil, só quem está na relação é que pode saber o momento certo. É triste terminar uma relação de anos, são varios sentimentos envolvidos. Mas não é justo com ambas as partes, continuar levando uma vida de só de aparencias. Muitas vezes nos falta coragem para arriscar.
    beijos

  3. Monica 25/09/2012, 6:13 pm comentar

    A pior solidão é a solidão a dois… Esse foi um dos motivos que pesaram em minha decisão de me separar…

  4. Angela Scurato 26/09/2012, 5:12 am comentar

    Tenho 34 anos de casada…muitas “tempestades” é claro..o problema é um só..qdo casamos..perdemos o namorado e ganhamos um marido…e claro..vice-versa….o segredo penso eu..é começar a namorar seu marido..e tenha uma boa conversa com ele sem cobranças…estou fazendo isso..e acreditem..achei que o desejo tinha acabado!!! mas reascendeu…meu conselho para quem estiver pensando em se separar…lembre apenas dos momentos gostosos juntos..reviva essas emoções…é incrível!!! mas funciona!! bjus a todas mulheres

    • Bruno Martinelli 04/11/2012, 5:58 pm comentar

      Interessante o seu comentario

  5. Auxiliadora Lima 26/09/2012, 5:37 pm comentar

    É difícil, só sabe quem já passou ou está passando por essa situação estou passando por uma separação litigiosa 27 anos de casada , as vezes penso que é um pesadelo, mas é real e demora muito a passar,principalmente quando não é acordado pelos dois, é um tormento e abala toda família.

  6. marli c pereira silva 30/01/2013, 5:50 pm comentar

    a dor da separação é diferenciada de pessoas p pessoas cada qual tem um jeito de sofrer , eu superei mas ainda sinto os efeitos de não ter vivido a vida pq simplesmente parei no tempo e cuidei só dos filhos hj tenho 45 anos e trabalho por conta propria mas aprendi a ser feliz com o que tenho !!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.