Hidratação e saúde

Por Roseli Rossi 

A água representa em média cerca de 60% do corpo humano, sendo que o músculo é constituído de 70% e o tecido adiposo de apenas 20 a 30%, por isso quanto maior a quantidade de massa magra maior o volume de água corporal no organismo.

Ela também está presente de maneira essencial no sangue, na linfa, em secreções e em todas as células do corpo. É o veículo de transporte de nutrientes para as células e de eliminação de substâncias que o organismo não utilizará. Além disso, é responsável por regular a temperatura corporal, contribuir para o bom funcionamento renal e intestinal (evita cálculos renais e constipação) e diminuir o atrito das articulações.

Além disso, a água também interfere em outros mecanismos muito importantes, pois é responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos através dos glóbulos vermelhos do sangue, por eliminar o dióxido de carbono pela respiração e regular a pressão arterial para o bom funcionamento do coração e da circulação.

Em pessoas saudáveis a ingestão de água é controlada fisiologicamente pela sensação de sede, porém não é correto beber água somente quando isso ocorre, já que é um sinal indicador de desidratação.  A ingestão adequada de água é essencial para a manutenção da saúde, sendo que a recomendação diária para um adulto é de 2,0 a 2,5 litros por dia. Durante a lactação a necessidade aumenta de 600 a 700ml/dia, devido a produção de leite.

Beautiful young girl drinks water from glass isolated on white

A necessidade de beber água constantemente acontece porque o corpo humano não consegue elimina também continuamente através da evaporação pelo suor (pele), pela respiração (pulmões), nas fezes (intestino) e na urina (rins).

Durante a prática de atividade física o corpo humano perde mais líquido através do suor, afinal é a maneira que ele encontra para manter a temperatura adequada (37 graus). Por isso, durante os exercícios físicos intenso, é importante fazer uma hidratação adequada, que deve ser considerada individualmente, dependendo da quantidade eliminada.

O suor é composto por água (em 99%), alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, e, em quantidades muito pequenas, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.

Para quem pratica atividade física, além da água é importante também repor estes minerais, sendo assim as bebidas isotônicas são bem indicadas, pois facilitam a transferência de fluidos e nutrientes para o sangue, garantindo uma melhor hidratação e reposição de carboidratos e sais minerais perdidos pela sudorese e melhorando a energia e a performance durante o treino.

CAUSAS DA DESIDRATAÇÃO

  • Sua pele resseca – As rugas se acentuam e aparecem cravos e espinhas, já que as toxinas do organismo não são eliminadas adequadamente.
  • Seu intestino faz greve – As fezes ficam mais secas e endurecidas, dificultando sua eliminação.
  • Você fica tonto e desmaia – A pressão cai em decorrência da redução do volume de sangue em circulação.
  • Sua boca seca – As mucosas, de modo geral, tornam-se secas e mais frágeis. Ocorrem sangramentos no nariz e os olhos ficam vermelhos. A produção de saliva também diminui.
  • Pedras se formam nos seus rins – Não se pode afirmar que o surgimento de pedras nos rins ocorra exclusivamente porque se bebe pouco líquido. Deve-se levar em conta a predisposição genética e a alimentação. Mas é fato que, para prevenir crises renais, beber bastante água é fundamental.
  • Seu corpo todo dói – Desidratado, o organismo não aproveita bem as vitaminas e os sais minerais. Eles se acumulam em algumas partes do corpo e outras ficam deficientes, o que causa cãibras e perda da força muscular.

QUANTO BEBER, AFINAL?

glass with health

25 a 30 ml/ Kg de peso corporal.

Aumentar em casos de dispêndio maior, como: verão, maior transpiração e diarreias e vômitos.

SEDE DO QUE?

O ideal é que seja água mineral pura, mas para quem não tem este hábito e quer melhorar pode ser feita águas aromatizadas. Pode-se colocar na água, gotas de limão, laranja, hortelã, gengibre, capim cidreira. Também podem ser feitas infusões, muito embora deva ser tomado no máximo 2 a 3 xícaras de chás ao dia e o restante completando com água pura.

Roseli Rossi  é  colunista do Mulheres de Quarenta. Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.