Como se comportar no ambiente de trabalho

gestao_de_pessoas

Numa conversa com a minha amiga Lilian Riskalla, que é consultora de imagem e comportamento, falávamos sobre as gafes que muitas pessoas cometem no ambiente de trabalho. A Lilian é professora da FAAP e da Belas Artes e é super expert no assunto. Pedi que ela nos ajudasse.  O que parece divertido, pode ser trágico! Até mesmo colocar em jogo o seu emprego!

Vejam só as cinco regras principais de etiqueta empresarial que facilitarão a sua convivência no ambiente de trabalho.

“A etiqueta corporativa é necessária em todos os nossos relacionamentos comerciais  a fim de realizarmos nossos negócios com cortesia e gentileza, para tornar nosso ambiente mais agradável  e facilitar a interação com pares, clientes e chefes.

Respeito 

Sempre tratar a todos como gostaria de ser tratado desde o estagiário, até o presidente. Todos somos humanos e dignos de respeito. E isso vale para todo os níveis de interação: na relação com os chefes, na relação com os pares bem como com os seus subordinados.

Simpatia e Educação

Cumprimentar a todos de forma educada e simpática, sempre.

Por favor, obrigada, como vai e até logo são frases que jamais devem ser esquecidas.

como-lidar-com-colegas-de-trabalho-dificeis

Respeito à Hierarquia

A etiqueta no mundo corporativo é baseada na graduação, portanto sempre mantenha a noção de hierarquia. Nunca passe por cima do seu superior. Não peça o cartão nem saia puxando assunto com o CEO da empresa ou qualquer superior, mesmo que ele seja muito simpático. Aguarde que ele tome a iniciativa.

Em uma apresentação, a pessoa mais importante ou de maior autoridade é mencionada primeiro nas apresentações. O cliente é sempre a pessoa mais importante e deve ser apresentado aos colegas, independente da hierarquia. Para pessoas com o mesmo nível, passam a valer as regras de etiqueta social: o mais velho e a mulher são mencionados primeiro.

Empatia

Conflitos acontecem o tempo todo, seja nas relações sociais como nas profissionais. Nem sempre todos concordam entre si. Opiniões diferentes devem ser discutidas e decididas baseadas em números e estudos reais de resultados e não meramente em opiniões pessoais.

os-comportamentos-mais-desagradaveis-do-mundo-corporativo

 

Tópicos Inadequados

Existem tópicos que devem ser evitados em conversas de negócios para não gerar discórdias ou mal entendidos.

  • Alterações de peso ou na aparência
  • Problemas de saúde ou problemas em casa
  • Fofocas, boatos
  • Vida amorosa
  • Questões financeiras
  • Piadas referentes a algum grupo, etnia, religião
  • Pontos de vista fortes sobre religião, política

boicot

O nosso trabalho deve nos trazer realizações, prazeres e alegrias. Repseitar essas cinco regras báscias poderá ajudar você a manter um bom ambiente no seu local de trabalho.

Adorei estar com vocês, Mulheres de Quarenta.

Um beijo,

Lilian Riskalla”

 

Ela volta, viu, meninas!

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

1 Comentário

  1. Katia valeria Oliveira Andreolli Schneider 04/02/2017, 1:39 pm comentar

    Maravilhosas dicas a serem relembradas a todas nós

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.