Ceia saudável no Natal

 

Por Roseli Rossi 

Chegou a época tão festiva e comemorada no mundo todo: o Natal!

Um momento que deve ser comemorado com muita alegria, paz e principalmente saúde. Uma época de reflexões interiores, de celebração pelas conquistas do ano e da união de forças para as tarefas que se seguem adiante, pois durante o ano inteiro em meios as alegrias e conquistas, quanto estresse, ansiedade, problemas, tristezas se passaram e agora é hora de pensar num futuro   mais otimista e promissor!

Junto ao prazer de estar com a família e amigos, a tradição segue com as comidas que também são indispensáveis, como em qualquer comemoração. Os tradicionais pratos preparados no Natal como as aves, carnes de vaca, suínas, tiveram origem em países que vivem esta época natalina na estação do inverno, assim, a preferência é por alimentos com alta densidade calórica recheados de gorduras, carboidratos refinados, cremes e tudo mais.

Ocorre que no Brasil não é inverno no Natal, é verão!!! Calor, praia, 30º graus, sol, longe de ser indicadas essas preparações.

O indicado na hora de ceia é seguir essas tradições porém com certas adaptações das preparações  tradicionais considerando o nosso clima , pois as receitas típicas natalinas somado às bebidas alcoólicas, com certeza trarão uma sobrecarga muito grande ao organismo, com inúmeros sintomas desagradáveis mesmo à quem tem o hábito de consumi-las, podendo inclusive estragar toda a festa.

Neste período não é necessário privar-se das delícias, mas consumi-las com moderação e adaptações. Por exemplo, ao optar pelos pratos principais, opte por um só e não um pouco de cada um, ou seja, o peru ou chester ou lombo ou tender ou peixe. No caso dos acompanhamentos prefira o arroz ou farofa ou batatas ou massas. O mesmo vale para os doces, se não resistir à eles, escolha um para saborear sem culpa. Ao experimentar um “pouquinho” de cada, costuma -se dobrar ou até mesmo triplicar a porção que deveria ser consumida.

Misturar vários tipos de alimentos e condimentos em um momento só poderão lhe trazer má digestão, dores de estomago, azia, dores de cabeça, indisposição, mal estarem, prejudicando este momento  tão mágico e especial!

Assim, auxiliando a preparação de uma ceia sem culpa mas com muito sabor e saúde, indicamos trocas inteligentes, práticas e deliciosas para substituir a ceia tradicional por uma mais leve e mais saudável. 

Assim, de acordo com as sugestões de preparações de uma ceia light, elaboramos um cardápio completo pra você.

O desafio desta época é resistir às tentações tradicionais e agradar ao paladar de todos que estão ao nosso lado nestes momentos, porém, com substituições simples e um tanto quanto saborosas, a ceia terá o mesmo sabor mas com muito mais saúde!!

Tradições nunca devem ser abandonadas, sentimentos devem ser cada vez mais expressos e momentos jamais devem ser esquecidos…

Receitas

Ameixa Recheada

Rendimento: 15 porções  70kcal/cada

30 ameixas pretas

20 amêndoas secas

8 fatias de peito de peru

3 colheres de sopa de cream cheese light

Modo de Preparo: Coloque as amêndoas em água fervente por 3 minutos. Retire do fogo, escorra e espalhe-as em uma forma e leve ao forno médio preaquecido, até dourar. Pique-as grosseiramente e misture com o cream cheesee o peito peru picado (processado). Corte as ameixas ao meio e recheie com essa mistura. Feche as ameixas. Deixe na geladeira até o momento de servir.

 

Salada de Feijão Branco,Salmão e Limão

Rendimento:4 porções   148kcal/cada

4 colheres de sopa de feijão branco cozido

2 postas de salmão cozido

4 alhos

2 colheres de sopa de salsinha

1 folha de louro

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de chá de sal light

1 colher de sopa de pimenta rosa

Modo de Preparo: Cozinhe o salmão à vapor com alho e louro e sal. Corte em pequenos pedaços . Numa tigela misture o feijão branco com o salmão , o alho. Acrescente a salsinha picada e o suco de limão, o sal, a pimenta e o azeite.Mantenha em refrigeração até servir.

 

Risoto Cítrico com Pistache

Rendimento:4 porções  280kcal/cada

1 xícara de chá de arroz arbóreo

1 limão

4 laranjas

1 cebola

20 pistaches

½ taça de vinho branco seco

1 colher de sopa de azeite

1 colher de chá de sal light

Modo de Preparo: Esprema as laranjas e o limão para retirar o suco e reserve-os. Leve ao fogo numa panela os sucos juntamente com  1/2 litro da água, até ferver. Reduza o fogo e mantenha aquecido. Pique a cebola e coloque numa outra panela juntamente com o arroz sem lavar e refogue, mexendo rapidamente, por 5 minutos. Misture o vinho e o sal e cozinhe, sem parar de mexer, até o vinho evaporar. A seguir, adicione os sucos de limão e de laranja fervente e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido e todo o  líquido seja absorvido. Retire do fogo, distribua o risoto nos pratos e decore com rodelas do limão e da laranja reservados. Salpique os pistaches e sirva em seguida.

 

Filé ao Suco de Fruta Recheado

Rendimento: 8 porções  202kcal/cada

1 peça de carne bovina magra

¼ de copo de suco de abacaxi sem açúcar

½ de suco de uva integral

3 colheres de chá de sal grosso

1 colher de sopa de alecrim

3 ramos de sálvia

3 colheres de sopa de salsinha

3 cebolas

3 alhos

1 colher de sopa de orégano

Modo de Preparo: Retire bem a gordura da peça de filé mignon, abra-a ao meio sem cortá-la até o final. Misture o suco de abacaxi e o de uva. Coloque a peça em um saco plástico e adicione os sucos, feche e deixe no refrigerador por 30 minutos. Retire a peça, reserve o suco de fruta e  abra em uma assadeira.À parte higienize as cebolas e o alho, corte-os em rodelas e tempere com sal e orégano. Recheie a carne e enrole, fechando-a com palitos. Misture ao sal grosso com as ervas ( tomilho, sálvia e salsinha). Adicione este sal com ervas por cima da peça de filé de maneira uniforme. Cubra com papel manteiga e leve ao forno médio por 60 minutos ou até ficar cozida, retire o papel, derrame os suco de fruta e retorne ao forno até dourar. Sirva a seguir.

Cremoso de Chocolate ao Licor

Rendimento: 4 porções   120kcal/cada

1 xícara de leite desnatado

1 pote de iogurte natural desnatado

2 colheres de sopa de chocolate em pó

½ cálice de licor

1 sachê de gelatina sem sabor

3 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária

Modo de Preparo: Dissolva a gelatina conforme instruções da embalagem. Reserve. Leve ao liquidificador todos os ingredientes e a gelatina dissolvida. Bata por 4 minutos.

Coloque o creme em taças e leve à geladeira por 4 horas. Decore com raspas de chocolate. Sirva a seguir. Opção  de licor: Amareto

 

Roseli Rossi  é  colunista do Mulheres de Quarenta. Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

 

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.