Aprenda a combater a celulite com a alimentação

Eu tenho, mas quem não tem? Não adianta negar. A celulite atinge grande parte das mulheres e passamos a vida toda lutando contra elas. A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, tem algumas dicas sobre alimentos que podem nos ajudar a combater esse mal e também nos dá uma orientação sobre o que devemos evitar para prevenir a celulite. Confiram!

“Lipodistrofia Ginóide é o nome técnico e correto da temida e indesejada “celulite’! Uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados na e/ou em “casca de laranja”. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. Estas alterações pode ocorrer devido a predisponentes como sexo, raça, biotipo constitucional e distribuição do tecido adiposo. E também por alterações de natureza hormonal, pois pode-se observa que há um aumento no desenvolvimento da celulite durante os períodos de mudança hormonal, tais como puberdade, menopausa, síndrome pré-menstrual, gravidez, início do uso de anticoncepcional, tratamento com estrogênio e alterações nos hormônios da tireóide.

ALIMENTAÇÃO COMO GRANDE ALIADA NO COMBATE A CELULITE

A alimentação é um fator de grande importância para a prevenção da celulite e um acompanhamento nutricional é essencial para aliar a outros tratamentos objetivando amenizar o problema.

CONSUMA

Frutas Cítricas, gengibre e hortelã: Contribuem para o bom funcionamento do sistema linfático, eliminando toxinas do organismo, e reduzem o volume das células.

– Lima da Persia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.

Missô, Natto: por serem produtos derivados da soja , contêm fitoestrogêneos, ou seja ,apresentam substância que se assemelha muito ao hormônio feminino estrógeno. O consumo com frequência favorece o balanço hormonal positivo, prevenindo a celulite, que como uma de suas principais causas o fator hormonal.

Maçã: fonte de pectina , um tipo de fibra que auxilia na detoxificação orgânica.

Chá verde: Além de diurético, atenuando os sintomas da retenção hídrica (quadro que torna mais favorável o aparecimento da celulite), é desintoxicante e reduz a

absorção de triglicérides e colesterol, acarretando em um menor ganho de peso.

– Aveia: rica em silício, reorganiza as fibras de sustentação e previne a formação de furinhos.

Linhaça, chia, peixes de água fria: fontes de omega 3 , que tem ação antioxidante e antiinflamatória , fundamental para combater a celulite.

Vegetais verde escuros: Melhoram a circulação e desintoxicam o organismo

Água e água de coco: Hidrate-se: beba de 1,5 a 2 litros de água diariamente, pois é fundamental para manter o tônus da pele, melhorar a circulação sanguínea e ajudar a eliminar toxinas acumuladas.

EVITE

Sódio (sal, enlatados, embutidos, molho shoyo e inglês): Favorecem a retenção hídrica, piorando o aspecto da celulite.

Gorduras e frituras: Em excesso acumulam-se nos tecidos e comprimem as veias, dificultando a nutrição das células e consequentemente facilitando o surgimento da celulite.

– Carboidratos refinados, açúcares , frituras, gorduras saturadas , trans e hidrogenadas: altamente inflamatórios e vão carregar mais toxinas nas suas células.”

Dra. Roseli Lomele Rossi – CRN 2084                                                                   

Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo (CRN 2084 /1983), com título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Pós Graduada nos cursos de especialização de Planejamento, Organização e Administração de Serviços de Alimentação; Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional e Nutrição Ortomolecular com Extensão em Nutrigenômica. É Diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros: “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Infantis, “Saúde & Sabor com Equilíbrio” – Receitas Diet e Light Volumes I e II, Colaboradora do livro Nutrição Esportiva – Aspectos relacionados à suplementação nutricional e autora do Livro “As Melhores Receitas Light da Clínica Personal Diet”.

 

Compartilhe este Post!

Sobre o Autor : mulheresdequarenta

0 Comentário

Deixe um comentário

Seu e-mail não será exibido.