Amenize problemas na pele causados pelo uso da máscara

Por Rogério Leal

Com o uso obrigatório de máscaras de proteção, o contato direto do tecido com a pele pode causar marcas, alergias, acnes, e aumento da oleosidade. Por isso, podemos aproveitar que temos mais tempo para higienizar e cuidar da pele, principalmente a área dos olhos que agora está mais em evidência.

É importante reservar alguns minutos para estabelecer uma rotina diária de beleza. Você pode começar logo cedo. Assim que acordar, faça uma boa limpeza da face. Como os produtos em barra geralmente ressecam a pele, é importante que você use um sabonete líquido facial, ideal para seu tipo de pele.

Para pessoas com a pele mais oleosa existem produtos específicos, mas se a sua pele é mais seca, o sabonete precisar ter hidratante. Depois de uma boa limpeza com sabonete, o próximo passo é passar um agente tonificante ou adstringente sem adição de álcool na fórmula.

A função desse agente é controlar PH e não danificar as bactérias da microbiota natural da pele. Se esse produto ressecar demais, ao invés de diminuir a oleosidade de quem já tem a pele oleosa, ele pode aumentá-la como um efeito rebote, por isso, o adstringente ou tônico deve ser muito suave.

O terceiro passo para os cuidados com a pele é a aplicação de um produto antioxidante. Os mais importantes são as Vitaminas C e E. Se possível, faça uma combinação dessas vitaminas com os ácidos Ferúlico e Alfalipóico.

O quarto passo é utilizar um creme específico para a região dos olhos. O mais indicado é o Retinol. Derivado da Vitamina A, o Retinol vai se transformar em ácido retinóico em nossa pele e em um importante aliado para reduzir as rugas, principalmente na região das pálpebras inferiores.

Por último, você deve usar um filtro solar, mas sempre com fator acima de 30.  Existem dois tipos de filtros, o químico e o físico. Os filtros físicos são formados por compostos minerais que atuam como uma barreira que reflete os raios solares. Talvez não sejam tão agradáveis para espalhar no rosto, mas promovem uma enorme proteção.

Já os filtros químicos têm moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia que não penetra na pele. Eles também costumam ser multifuncionais, com substâncias antioxidantes e que até ajudam no clareamento da pele.

Ao passar na pele, os protetores químicos possuem uma consistência mais leve e precisam ser reaplicados várias vezes ao dia porque perdem o efeito com o tempo. Já os protetores físicos, por terem uma formulação mais estável, não precisam ser repassados com frequência.

Fazendo diariamente esses cinco passos, a qualidade da sua pele irá melhorar tanto que vai lhe estimular a transformar esses cuidados em um hábito.

Aproveite para se cuidar!

SOBRE O DR. ROGÉRIO LEAL

O médico-cirurgião oculoplástico Dr. Rogério Leal, especialista em Cirurgia Estética e Reparadora das Pálpebras, é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, realizando desde cirurgia plástica das pálpebras até tratamentos faciais a laser e peelings químicos.

Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1996, mudou-se para São Paulo, onde concluiu sua formação em instituições respeitadas, como o Hospital Brigadeiro e o IOTC, além do Detroit Medical Center, nos Estados Unidos.

Atualmente, realiza cirurgias nos Hospitais Santa Catarina e Albert Einstein em São Paulo, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro e no Hospital Union em Curitiba.

Em 2020, iniciou o trabalho como professor assistente do Protocolo de Peelings Químicos Palpebrais do Serviço de Cirurgia Plástica Ocular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Em alguns casos, para obter melhores resultados, o Dr. Rogério Leal sugere a associação da cirurgia com outros procedimentos como elevação das sobrancelhas, peelings químicos, laser, preenchimentos com ácido hialurônico, ou transposição de gordura do próprio paciente.

Após concluir sua formação em Cirurgia Plástica Ocular, seu grande mestre, Dr. Tadeu Cvintal, o encaminhou para realizar um estágio com o renomado cirurgião plástico Dr. Pedro Vital Neto, no Hospital Albert Einstein.

Instagram: @drrogerioleal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Add to cart
AN